top of page

Currículo dos Professores

Dra. Conceição Lopes

Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Licenciada em História, obteve o Diplôme d’Études Approfondies (D.E.A.) na Université de Bourdeaux III. Doutorou-se pela Universidade de Coimbra, no ano de 2000, defendendo a dissertação “A cidade Romana de Beja. Percursos e debates acerca de Pax Iulia”, com a qual obteve o Grau de Doutor, com louvor e distinção, por unanimidade.

Mais informações em: http://lattes.cnpq.br/3368428218438743

Dra. Conceição Lage

Graduação em Química, especialização em Arqueologia, mestrado em Arqueoquímica e doutorado em Arqueologia Antropologia e Etnologia. Atualmente é pesquisadora e conselheira científica da Fundação Museu do Homem Americano (desde 1986) e professor/pesquisador da Universidade Federal do Piauí, desde 1984. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueometria e Conservação de Arte Rupestre.

Mais informações em: http://lattes.cnpq.br/6916640146084317

Captura de tela 2017-04-26 11.02_edited.jpg

Dr. Marcelo Moura Fé

Geógrafo. Professor do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri. Pesquisador FUNCAP / Bolsista Produtividade (2018-2020). Coordenador do Grupo de Pesquisa NIGEP - Núcleo de Estudos Integrados em Geomorfologia, Geodiversidade e Patrimônio, vinculado ao CNPq. Doutor em Geografia pela UFC (2015) e Pós-Doutorando em Geografia (ProPGeo/UECE). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER). Editor assistente da Revista Brasileira de Geografia Física. Parecerista ad hoc Funcap e CNPq; membro da União da Geomorfologia Brasileira (UGB) e da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBRh).

Mais informações em: http://lattes.cnpq.br/7084308393835799

Dra. Ana Luísa Lage

Doutora em Arqueologia pelo Museu Nacional - UFRJ. Mestre em Antropologia e Arqueologia junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Piauí, com ênfase em Arte Rupestre, Arqueologia Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, arte rupestre, arqueologia da paisagem, educação e conservação patrimonial. Possui graduação em Turismo pela Associação de Ensino Superior do Piauí (2007) e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí.

Mais informações em: http://lattes.cnpq.br/9595392921386704

WhatsApp Image 2023-05-17 at 09.40.03.jpeg

Dr. h. c. Alemberg Quindins

Músico por formação popular, pesquisador autodidata, pintor de arte naif, escritor, comunicador, educador popular, empreendedor social e gestor cultural, traz consigo a promoção do desenvolvimento humano, buscando e aguçando a criatividade sociocultural dos territórios, em especial da Chapada do Araripe. É Doutor honoris causa pela Universidade Regional do Cariri - URCA, Mestre em Notório Saber da Cultura Popular pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Gestor-Presidente do Instituto de Arqueologia do Cariri Dra. Rosiane Limaverde e membro-fundador da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri.

IMG_20210722_171643_750_2_edited.jpg

Ma. Heloísa Bitú dos Santos

Mestre em Arqueologia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2017), Especialista em Biologia e Química pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2010), Graduada em Biologia e Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005), membro do Conselho Científico da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri - FCG-MHK, pesquisadora colaboradora e membro voluntária na gestão do Instituto de Arqueologia do Cariri Dra. Rosiane Limaverde - IAC. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arte Rupestre e Conservação. Atualmente, coordena as atividades na Reserva Técnica da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri.

Mais informações em:  http://lattes.cnpq.br/4950642793032932

profeangelo_edited.jpg

Dr. Ângelo Alves Corrêa

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), mestrado em Arqueologia (2009) e doutorado em Arqueologia (2014) pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Colonial, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia Tupi e análise tecnológica de artefatos líticos e cerâmicos.

Mais Informações em: http://lattes.cnpq.br/1354958872674261

+55 88 9999-8457 20220428_094133_edited.jpg

Me. Weber Silva

Biólogo e doutorando pela UFC, fez mestrado em Biologia Animal na UFPE. Sócio da ONG Aquasis, atua pela Biologia da Conservação, especialmente do pássaro soldadinho-do-araripe. Coordenador do táxon de aves na elaboração da Lista Vermelha da Fauna Cearense Ameaçada de Extinção, integrando o Programa Cientista Chefe Meio Ambiente (Funcap/SEMA/SEMACE).

F4_edited.jpg

Ma. Sandra Nancy Freire

Doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense. Mestra em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Teoria e Metodologia da História, Especialista em Arte Educação pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduada em História pela AESA/CESA- PE. É professora do departamento de História e exerce o cargo de Pró-Reitora de Extensão na URCA. É Presidente do Instituto Pró-Memória de Barbalha, Diretora Executiva da Escola de Saberes de Barbalha. Desenvolve pesquisa sobre Xilogravura, Arte e Cultura Visual, Memória e Patrimônio Cultural. 

Mais Informações em: http://lattes.cnpq.br/5345263913664607

WhatsApp Image 2024-08-21 at 19.30_edited.jpg

Ma. Cândice dos Santos Ballester

Arquiteta e urbanista formada pela Universidsde Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em preservação e gestão do patrimônio cultural pelo Programa de Planejamento Urbano e Regional - PROPUR da UFRGS. Mestranda do Programa de Pós - Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNB. É servidora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional há 18 anos, tendo Chefiado o Escritório Técnico do Iphan na Região das Missões, no RS, e o Escritorio da Região Serrana do Rio de Janeiro, em Petrópolis. Atualmente é Assessora Internacional do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN, responsável pelos processos de candidatura ao reconhecimento internacional e pelo auxílio na gestão e monitoramento dos bens reconhecidos. Entre as últimas experiências estão a Coordenação Técnica dos Dossiês de Candidaturas ao Patrimônio Mundial de Paraty e Ilha Grande: cultura e biodiversidade, e do Sítio Roberto Burle Marx, último inscrito na Lista da UNESCO. Pela candidatura do Patrimônio Cultural do Mercosul da Serra da Barriga e da Tava: referência cultural Guarani. Também auxilia os processos de instituição dos comitês gestores dos bens culturais brasileiros Inscritos na lista do patrimônio mundial da UNESCO.

WhatsApp Image 2023-05-15 at 17.23_edited.jpg

Dra. Karina Vieiralves Linhares

Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), Pós-graduada em Educação Ambiental, Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Possui Pós-Doutorado pela Universidade Regional do Cariri (URCA), vinculada ao Programa de Pós-graduação em Bioprospecção Molecular da Universidade Regional do Cariri com apoio do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD-CAPES) e atualmente trabalha na Associação de Pesquisa e Preservação dos Ecossistemas Aquáticos (Aquasis).

WhatsApp Image 2023-05-15 at 17.48_edited.jpg

Prof. Esp. Heitor Feitosa

Possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2012). Advogado Especialista em Direito Penal e Criminologia. Especialista em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Autor do Livro Sertões do Nordeste: Inhamuns e Cariris Novos. Ex-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Crato/CE. Ex-presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Crato-CE. Presidente da Comissão de Direitos Culturais da OAB/Crato-CE. Ex-presidente do Instituto Cultural do Cariri - ICC. Membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA de Crato.

Idalécio_edited.jpg

Dr. Idalécio de Freitas

Geólogo pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1986), Especialista em Paleontologia pela Universidade Regional do Cariri - URCA (1997), Mestre em Geologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2012), e Doutor em Geologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atuou como pesquisador da Universidade Regional do Cariri - URCA (1998-2000). Foi Diretor Executivo do Geopark Araripe (2010-2016). É Servidor Estatutário da Universidade Regional do Cariri desde 2000, e atua como Geólogo Coordenador Técnico Científico do setor de Geoconservação do Geopark Araripe. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuando principalmente nos temas: geologia, paleontologia, educação ambiental, geoconservação e geodiversidade.

bottom of page