Currículo dos Professores
Dra. Conceição Lopes
Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Licenciada em História, obteve o Diplôme d’Études Approfondies (D.E.A.) na Université de Bourdeaux III. Doutorou-se pela Universidade de Coimbra, no ano de 2000, defendendo a dissertação “A cidade Romana de Beja. Percursos e debates acerca de Pax Iulia”, com a qual obteve o Grau de Doutor, com louvor e distinção, por unanimidade.
Mais informações em: http://lattes.cnpq.br/3368428218438743
Dra. Conceição Lage
Graduação em Química, especialização em Arqueologia, mestrado em Arqueoquímica e doutorado em Arqueologia Antropologia e Etnologia. Atualmente é pesquisadora e conselheira científica da Fundação Museu do Homem Americano (desde 1986) e professor/pesquisador da Universidade Federal do Piauí, desde 1984. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueometria e Conservação de Arte Rupestre.
Mais informações em: http://lattes.cnpq.br/6916640146084317
Dr. Marcelo Moura Fé
Geógrafo. Professor do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri. Pesquisador FUNCAP / Bolsista Produtividade (2018-2020). Coordenador do Grupo de Pesquisa NIGEP - Núcleo de Estudos Integrados em Geomorfologia, Geodiversidade e Patrimônio, vinculado ao CNPq. Doutor em Geografia pela UFC (2015) e Pós-Doutorando em Geografia (ProPGeo/UECE). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER). Editor assistente da Revista Brasileira de Geografia Física. Parecerista ad hoc Funcap e CNPq; membro da União da Geomorfologia Brasileira (UGB) e da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBRh).
Mais informações em: http://lattes.cnpq.br/7084308393835799
Dra. Ana Luísa Lage
Doutora em Arqueologia pelo Museu Nacional - UFRJ. Mestre em Antropologia e Arqueologia junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Piauí, com ênfase em Arte Rupestre, Arqueologia Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, arte rupestre, arqueologia da paisagem, educação e conservação patrimonial. Possui graduação em Turismo pela Associação de Ensino Superior do Piauí (2007) e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí.
Mais informações em: http://lattes.cnpq.br/9595392921386704
Dr. h. c. Alemberg Quindins
Músico por formação popular, pesquisador autodidata, pintor de arte naif, escritor, comunicador, educador popular, empreendedor social e gestor cultural, traz consigo a promoção do desenvolvimento humano, buscando e aguçando a criatividade sociocultural dos territórios, em especial da Chapada do Araripe. É Doutor honoris causa pela Universidade Regional do Cariri - URCA, Mestre em Notório Saber da Cultura Popular pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Gestor-Presidente do Instituto de Arqueologia do Cariri Dra. Rosiane Limaverde e membro-fundador da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri.
Ma. Heloísa Bitú dos Santos
Mestre em Arqueologia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2017), Especialista em Biologia e Química pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2010), Graduada em Biologia e Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005), membro do Conselho Científico da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri - FCG-MHK, pesquisadora colaboradora e membro voluntária na gestão do Instituto de Arqueologia do Cariri Dra. Rosiane Limaverde - IAC. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arte Rupestre e Conservação. Atualmente, coordena as atividades na Reserva Técnica da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri.
Mais informações em: http://lattes.cnpq.br/4950642793032932
Dr. Ângelo Alves Corrêa
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), mestrado em Arqueologia (2009) e doutorado em Arqueologia (2014) pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Colonial, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia Tupi e análise tecnológica de artefatos líticos e cerâmicos.
Mais Informações em: http://lattes.cnpq.br/1354958872674261
Me. Weber Silva
Biólogo e doutorando pela UFC, fez mestrado em Biologia Animal na UFPE. Sócio da ONG Aquasis, atua pela Biologia da Conservação, especialmente do pássaro soldadinho-do-araripe. Coordenador do táxon de aves na elaboração da Lista Vermelha da Fauna Cearense Ameaçada de Extinção, integrando o Programa Cientista Chefe Meio Ambiente (Funcap/SEMA/SEMACE).
Ma. Sandra Nancy Freire
Doutoranda em História pela Universidade Federal Fluminense. Mestra em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Teoria e Metodologia da História, Especialista em Arte Educação pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduada em História pela AESA/CESA- PE. É professora do departamento de História e exerce o cargo de Pró-Reitora de Extensão na URCA. É Presidente do Instituto Pró-Memória de Barbalha, Diretora Executiva da Escola de Saberes de Barbalha. Desenvolve pesquisa sobre Xilogravura, Arte e Cultura Visual, Memória e Patrimônio Cultural.
Mais Informações em: http://lattes.cnpq.br/5345263913664607
Ma. Cândice dos Santos Ballester
Arquiteta e urbanista formada pela Universidsde Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em preservação e gestão do patrimônio cultural pelo Programa de Planejamento Urbano e Regional - PROPUR da UFRGS. Mestranda do Programa de Pós - Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNB. É servidora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional há 18 anos, tendo Chefiado o Escritório Técnico do Iphan na Região das Missões, no RS, e o Escritorio da Região Serrana do Rio de Janeiro, em Petrópolis. Atualmente é Assessora Internacional do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN, responsável pelos processos de candidatura ao reconhecimento internacional e pelo auxílio na gestão e monitoramento dos bens reconhecidos. Entre as últimas experiências estão a Coordenação Técnica dos Dossiês de Candidaturas ao Patrimônio Mundial de Paraty e Ilha Grande: cultura e biodiversidade, e do Sítio Roberto Burle Marx, último inscrito na Lista da UNESCO. Pela candidatura do Patrimônio Cultural do Mercosul da Serra da Barriga e da Tava: referência cultural Guarani. Também auxilia os processos de instituição dos comitês gestores dos bens culturais brasileiros Inscritos na lista do patrimônio mundial da UNESCO.
Dra. Karina Vieiralves Linhares
Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), Pós-graduada em Educação Ambiental, Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Possui Pós-Doutorado pela Universidade Regional do Cariri (URCA), vinculada ao Programa de Pós-graduação em Bioprospecção Molecular da Universidade Regional do Cariri com apoio do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD-CAPES) e atualmente trabalha na Associação de Pesquisa e Preservação dos Ecossistemas Aquáticos (Aquasis).
Prof. Esp. Heitor Feitosa
Possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2012). Advogado Especialista em Direito Penal e Criminologia. Especialista em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Autor do Livro Sertões do Nordeste: Inhamuns e Cariris Novos. Ex-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Crato/CE. Ex-presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Crato-CE. Presidente da Comissão de Direitos Culturais da OAB/Crato-CE. Ex-presidente do Instituto Cultural do Cariri - ICC. Membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA de Crato.
Dr. Idalécio de Freitas
Geólogo pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1986), Especialista em Paleontologia pela Universidade Regional do Cariri - URCA (1997), Mestre em Geologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2012), e Doutor em Geologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atuou como pesquisador da Universidade Regional do Cariri - URCA (1998-2000). Foi Diretor Executivo do Geopark Araripe (2010-2016). É Servidor Estatutário da Universidade Regional do Cariri desde 2000, e atua como Geólogo Coordenador Técnico Científico do setor de Geoconservação do Geopark Araripe. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuando principalmente nos temas: geologia, paleontologia, educação ambiental, geoconservação e geodiversidade.