Mestre Aldenir – Um Guardião da Cultura do Reisado no Cariri!
O Mestre Aldenir de Juazeiro do Norte-CE, leva a vida literalmente na brincadeira de seu Reisado de Reis de Congo. Com 85 anos de idade ainda é brincante, o mestre fundou em 2013 um grupo infantil de reisado para repassar sua tradição para crianças de 10 e 11 anos de idade, porém nem só as crianças aprendem com Aldenir, o reisado é um espaço de todos e é por isso que o mestre fundou outros grupos com diferentes faixearias, seus netos e bisnetos mais novos já apreendem o oficio desde cedo para darem seus primeiros passos rumo a cultura.
Considerado um dos mais importantes mestres de reisado do Cariri, recebeu o título de Tesouro Vivo da Cultura, através da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) em 2004 e já participou do Encontro de Mestres do Mundo.
Vindo de uma vida humilde e criado na roça Aldemir traduz o seu reisado em vida e alegria. Através das cores e da essência do brincar os espelhos de sua colorida roupa que refletem um universo de amor e encanto, defendido pela sua espada do brincar, um verdadeiro guardião da cultura do reisado no Cariri.
Na noite do dia 29 de julho, as 20:00h, no Teatro Violeta Arraes Engenho de Artes Cênicas haverá o Show: Reisado do Mestre Aldenir, uma parceria do SESC e Fundação Casa Grande, que integrará a programação da aula do curso de Especialização em Arqueologia Social Inclusiva.
Veja a Programação da Especialização em Arqueologia Social Inclusiva:
Confira o teaser: