Mestre Marinês Realiza Apresentação no Terreiro da Casa Grande!
Mestre Marinês e o Coco Frei Damião encantaram de cor e alegria a calçada da Casa Grande. Ao fim de sua apresentação rendeu bastante conversa com os alunos que fizeram perguntas com relação a valorização da cultura popular, história do grupo e o empoderamento feminino nos grupos de tradição.
A Mestra Marinês há 11 anos preserva sua história de cultura na brincadeira do Coco Frei Damião, do qual é responsável. Uma verdadeira guerreira nordestina que gera oportunidade para o empoderamento de mulheres na cultura popular da região do Cariri.
“O coco é uma dança tradicional do Nordeste, tem sua origem na união da cultura negra com os povos indígenas no Brasil. Apesar de frequentes no litoral, acredita-se que o coco surgiu no interior, provavelmente nos quilombos."
As músicas cantadas e dançadas narram histórias da vida nordestina. Com roupa colorida as mulheres do coco encantam os terreiros de onde passam trazendo a energia e o valor da cultura adotada pelo grupo. A apresentação foi uma realização do SESC (Serviço Social do Comércio) e parceria da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri.