Primeira Aula de Campo da Disciplina: Estudo Geo Ambiental Aplicado a Arqueologia II
Através da disciplina: ESTUDO GEO AMBIENTAL APLICADO A ARQUEOLOGIA II, ministrada pelo professor Marcelo Moura Fé os alunos estiveram durante a manhã do dia 26 de agosto em campo, conhecendo o Geosítio Ponte de Pedra e na Pedreira Cariri.
Visita a Ponte de Pedra
Na visita a Ponte de Pedra Marcelo Moura, ele conversou com seus alunos na aula de campo sobre assuntos como como composição do solo, relevo, feições erosivas, processos naturais de desgaste e evolução geomorfológica. Ressaltou também sobre a Hidrologia, Geomorfologia, Arqueologia, Paleontologia e biodiversidade, assuntos que contém uma forte ligação com a Ponte de Pedra.
A Ponte de Pedra fica localizada no município de Nova Olinda-CE, possui uma bela vista panorâmica, localizada na Chapada do Araripe servia como caminhos para os povos indígenas, vaqueiros e andarilhos. Em alguns locais próximo a ponte foram encontrados vestígios arqueológicos e pinturas rupestre, que comprovavam a ocupação humana da tribo Kariri. Uma verdadeira obra da natureza que nos conecta com a beleza e os passos dos seres mitológicos.
Segundo o Geopark Araripe:
“O Geossítio Ponte de Pedra corresponde a uma geoforma esculpida no arenito, resultado da erosão provocada pela água ao longo dos últimos milhões de anos. Como diz o ditado popular “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.
“Localmente, ocorreu um contínuo processo de erosão que atuou de forma distinta nos diferentes níveis do arenito (grossos e finos), sendo que os níveis mais resistentes à erosão ficaram preservados formando a ponte de pedra. Este arenito pertence à Formação Exu e foi formado há, aproximadamente, 96 milhões de anos (Período Cretáceo).”
“O córrego d’água que originou esta erosão é um dos afluentes formadores do rio Carius, que faz parte das lendas indígenas da região.”
Visita a Pedreira de Pedra Cariri
Na pedreira Marcelo mostrou como exemplos os processos de degradação e camadas do solo através das formações geomorfológicas da bacia sedimentar do Araripe. Explicou também sobre a divisão dos continentes: América do Sul e África e falou sobre os como foram gerados os fósseis que são encontrados no local.
A pedreira gera emprego para dezenas de pessoas que sustentam suas famílias através da extração da “Pedra Cariri”. No local e na região são encontrados diversos fósseis, considerados os mais conservados do Brasil. Alguns estão disponíveis para exposição no Museu de Paleontologia do Cariri, localizado na cidade de Santana do Cariri-CE. Centenas de estudantes do Brasil e de outros países visitam o local para estudar e pesquisar principalmente a área da paleontologia.