Terreiro Capoeira e o Grupo Arte e Tradição se apresentarão na Especialização em Arqueologia Social
O grupo Terreiro Capoeira e o Grupo Arte e Tradição realizarão sua apresentação no dia 25 de novembro na frente da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri.
Saiba Sobre a Capoeira, linguagem adotada pelo grupo Terreiro de Capoeira:
"Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto. Considera-se que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco. A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural. E em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO."
Saiba Sobre Grupo Arte e Tradição :
O grupo arte e tradição surge para valorizar a cultura regional do cariri, através de danças e músicas que narram histórias e vivências que são trazidas de diversos tempos. Vindo da cidade de Barbalha-CE, local que cultura rica e diversidade o grupo leva o legado cultural por onde passa.
Na oportunidade haverá o lançamento do livro “Terreirada no Cariri”!
O Livro “Terreirada no Cariri” de Orismidio Duarte, Contramestre Caboré, é uma crônica deste referido evento onde a capoeira foi evidenciada e cultuada enquanto cultura popular juntamente com as outras manifestações culturais de nosso cariri cearense. Além disso, o livro traz em sua apresentação as palavras do Mestre Angoleiro- BA, no prefácio as palavras de Mestre Squisito que são grandes referências na arte capoeira. E para engrandecer a obra há uma importânte contribuição do Prof. Dr. Eloy López Domínguez que aborda os temas patrimônio e crônica.